PORTAL DO PALESTRANTE QUALATEX ONLINE

QUALATEX ONLINE CONVENTION

De 14 a  20 de Março de 2017

Caro Palestrante, este documento foi feito para ajudá-lo a fazer uma apresentação de alta qualidade.
Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Solicite ajuda sempre que achar necessário. O sucesso do evento depende da qualidade e do conteúdo das apresentações.

MANUAL DO PALESTRANTE

OBJETIVOS +

• Contribuir com a valorização e profissionalização das atividades ligadas ao mercado de Arte com Balões, através de capacitação dos profissionais;

• Disseminar conhecimentos técnicos e experiências ligados a Arte com Balões;

• Apresentar ferramentas para melhorar a gestão dos negócios;

• Divulgar produtos e soluções inovadoras destinadas ao mercado de Arte com Balões.

BENEFÍCIOS +

Veja os benefícios de se tornar um palestrante do Congresso
O público de um congresso online é ilimitado. Os patrocinadores e cada um dos palestrantes leva o seu próprio público para o Congresso, ou seja, todas as apresentações contam com uma parcela do público de cada uma das empresas envolvidas. A organização do congresso investe em anúncios patrocinados e usa seus canais nas redes sociais, aumentando exponencialmente o alcance da sua mensagem.

A experiência de um Congresso Online é marcante
Um congresso sobre Arte com Balões e empreendedorismo, por exemplo, pode ensinar, além das diversas técnicas, conteúdos de gestão de empresa, com cases de sucesso, dicas e táticas que funcionem em diferentes tipos de empresas.

Você é reconhecido como Autoridade
Depois de um congresso online é normal que o palestrante tenha um aumento no seu público. Isso acontece por conta da visibilidade. Ser convidado para palestrar ao lado de outros profissionais é uma prova de notoriedade e reconhecimento.
Ser afiliado do congresso e poder ser remunerado por isso (opcional).

COMO VAI FUNCIONAR +

Nem todas as aulas serão colocadas no conteúdo gratuito. Algumas aulas serão incluídas apenas no conteúdo pago.

Você deve nos enviar duas aulas gravadas de aproximadamente 30 a 60 minutos cada uma. Uma delas será usada no conteúdo gratuito, disponível a todos os participantes. A outra aula será oferecida como bônus, apenas para quem adquirir o acesso VIP.

Para convidar cada palestrante, nossa equipe levou em conta alguns critérios:
• Reputação do Palestrante;
• Ética;
• Conhecimentos específicos;
• Certificações;
• Experiência real como empreendedor de Arte com Balões e Empreendedorismo.

Haverá também Palestrantes que serão indicados por nossos patrocinadores, mas também deverão ser aprovados previamente por nossa equipe, isso para garantir a qualidade de todo o evento.

Como Palestrante você poderá falar sobre o seu negócio, divulgando sua página na WEB; blogs, cursos, produtos e redes sociais. (Isso pode ser feito nos 05 minutos finais da sua aula).

Também poderá utilizar elementos de comunicação visual para divulgar sua marca (banner, por exemplo);

Será negociado entre cada Palestrante e a Organização um tema ou uma técnica específica para cada uma das aulas.

Todas as aulas devem convergir para os objetivos do congresso, ou seja, levar informação que possa gerar uma transformação aos seus ouvintes, auxiliando-os a superar uma dificuldade no seu negócio.

Os vídeos das aulas deverão ser entregues a Organização, impreterivelmente até 15 de Outubro de 2016. Só poderemos garantir a sua participação no evento ao Vivo se Você entregar sua Palestra dentro do prazo.

Obs.: Todo material necessário deverá ser fornecido pelo próprio Palestrante; bem como todos os custos envolvidos na produção e envio do vídeo;

Cada Palestrante deverá enviar, juntamente com o vídeo, o projeto detalhado da aula em PDF, bem como a lista de material utilizado. (se aplicável)

Durante as aulas, cada Empresa/Palestrante terá liberdade para montar um projeto do tamanho que desejar, desde que esteja dentro do escopo de cada aula proposta pela organização.

Todos os Palestrantes concordam tacitamente que, todo o conteúdo (fotos; imagens; arquivos de textos e vídeos) serão propriedade da “BALLOON DESIGN BRASIL” e poderão ser utilizadas por nós sem nenhum ônus. Todo esse conteúdo poderá ser utilizado para divulgação e comercialização  deste e eventos futuros organizados pela Balloon Design Brasil.

BALÕES +

Caso você seja profissional da Arte com Balões, deverá utilizar em suas aulas, apenas balões da marca Qualatex. (Patrocinadora exclusiva de balões do Qualatex Online Convention).

COMO SER AFILIADO +

Congressos Online são gravados
Essa é uma ferramenta voltada a transformar o modo de levar informação de qualidade e profissionalismo.

O conceito do Congresso é disponibilizar conteúdo de qualidade, capaz de gerar uma transformação para sua audiência, sendo transmitido pela internet, Online e Gratuito em datas e horários previamente determinados e amplamente divulgados.

Dentro dessa programação, qualquer pessoa terá acesso livre e gratuito às palestras desde que faça seu cadastro e informe seu e-mail. Caso haja interesse, ou na impossibilidade de acompanhar a programação nas datas determinadas, será possível adquirir, mediamente pagamento, o PLANO VIP; com acesso irrestrito a todas as palestras. (Nesses casos, o conteúdo ficará disponível na “nuvem” por um período de 12 meses). Além disso, ao adquirir o PLANO VIP, cada usuário recebe ainda uma série de bônus extras.

Isso significa que até mesmo as pessoas que perderam a sua palestra terão a chance de assisti-la.

Além disso, os palestrantes podem trabalhar como parceiros do congresso online, disponibilizando o link de divulgação do evento e ganhando uma porcentagem do pagamento.

Cada palestrante receberá um link, fornecido por nós, para divulgar o evento entre os seus contatos de e-mail e redes sociais.

Esse link é uma página personalizada com uma “TAG” de identificação (monitoramento de cadastro) de cada um dos palestrantes.

Dessa forma, é possível saber quantas pessoas fizeram a inscrição no evento através de cada palestrante.

Quando alguma pessoa da sua lista efetuar a compra do congresso, o palestrante receberá 30% do valor pago.

Veja o que é necessário para tornar-se um “Afiliado” do QUALATEX ONLINE CONVENTION e ser remunerado por suas indicações Clicando Aqui.

DICAS DE COMO GRAVAR SUA APRESENTAÇÃO

  • 01. Selecione o Local da Gravação

Você pode gravar em um ambiente interno (dentro de sua casa ou seu escritório, por exemplo) ou em um ambiente externo (em um parque, em um hotel, em um restaurante, etc.). Vejamos o que considerar em cada caso:

→ Ambiente Interno

  • Organize o ambiente, e remova objetos que possam competir com o apresentador (Ex: televisão, muitos móveis, lustre acesso).
  • Cuidado com ventiladores pois fazem muito ruído.
  • É importante você ter algum controle sobre o ambiente para garantir que terá tranquilidade para gravar sem interrupções.

→ Ambiente Externo

  • Ambientes com elementos em movimento podem facilmente distrair o participante, prejudicando a compreensão da palestra.
  • Atenção para o áudio, pois o vento pode gerar ruídos que impossibilitem a audição da apresentação. Por isso, faça um teste antes de iniciar a gravação para valer. 
  • Considere que veículos e mesmo outras pessoas podem prejudicar sua apre-sentação, gerando barulho ou invadindo a gravação.
  • A iluminação natural é boa, mas a gravação não deve ocorrer sob sol intenso, nem mesmo se estiver de costas para o sol, pois gera incômodo no apresentador bem como sombras no rosto, além de levar a testa a ficar franzida.
  • 02. Selecione a Câmera

  • Verifique as câmeras de filmar que você tem à disposição.

a)- Hoje em dia encontramos câmeras de filmar no celular, na câmera fotográfica, na webcam do computador, no celular do filho, enfim, hoje virou febre filmar e enviar para os amigos. Por isso acreditamos que não haverá dificuldade em relação a isso.

b)- Faça testes e identifique quais são as melhores câmeras que você possui, tanto em imagem quanto em áudio.

c)- Se quiser, solicite nossa ajuda para escolher a melhor opção.

  • Utilize tripé. O que muitas das vezes diferencia um bom vídeo de outro é o uso de tripé. Sem tripé, a imagem treme bastante, gerando desconforto em quem assiste.
  • É importante você iniciar a gravação com bateria 100% carregada. Lembre-se, também, de providenciar baterias extras, se for o caso. A gravação de vídeos com baterias fracas geralmente resultam em vídeos com baixa qualidade, tanto na imagem quanto no áudio.
  • Utilize sua câmera na posição deitada, na horizontal.
  • 03. Cuidados com o Áudio

  • O áudio é o item mais importante de uma apresentação como esta. A imagem pode até não estar nítida, mas o áudio precisa estar limpo para garantir que todos compreendam com clareza a sua mensagem e, principalmente, para que consigam assistir até o final, já que um som de baixa qualidade dificulta a compreensão e dispersa os participantes.
  • Cuidado com ruídos: ventilador, animais, crianças, veículos, conversa de outras pessoas no ambiente, sirenes de escola, etc...
  • Teste diferentes distâncias para saber a melhor localização do microfone.
  • 04. Cuidados com a Iluminação

  • Certifique-se de que há iluminação suficiente. E o que isso significa? Uma iluminação adequada é aquela que gera um vídeo onde não haja sombra, não haja luz excessiva, que o rosto não fique claro demais, que seja possível visualizar no vídeo as imagens filmadas assim como no ambiente real, ou seja, o ideal é que você tenha no vídeo uma imagem com as mesmas cores que a imagem filmada.
  • Iluminação natural é uma das melhores, mas se for direta e intensa pode incomodar o apresentador e gerar um excesso de iluminação, o que também não é bom.
  • Evite sombras.
  • O uso de abajur pode ser útil para melhorar a iluminação.
  • Pode ser necessário aproximar a iluminação do rosto (um abajur, por exemplo).
  • Filmar em ambiente que possua lâmpadas de cores diferentes, amarela e branca, por exemplo, deve ser evitado.
  • 05. Cuidados com o Vestuário

  • Prefira roupas lisas, com cor única, que funcionam bem para esta finalidade.
  • Evite roupas com a mesma cor do fundo. Prefira roupas que contrastem. Se o fundo é branco, use roupas com tonalidades que contrastem, como preto, azul etc...
  • A roupa deve ser discreta, possibilitando que o apresentador seja o centro das atenções.
  • 06. Defina o Posicionamento

Posicionamento refere-se à posição da câmera em relação ao apresentador. Existem diversas possibilidades, mas vamos comentar apenas as mais recomendadas:

  • Distância entre o apresentador e a câmera: o que vai determinar essa distância é o enquadramento desejado (ver item a seguir) e, principalmente, a necessidade de um áudio de qualidade. Se a distância for grande, e o microfone utilizado for o da câmera, quanto mais longe um do outro, pior o áudio. Faça testes e priorize o áudio.
  • Defina se ficará sentado ou em pé.
  • Não há necessidade de dar zoom durante a gravação, assim, prefira o plano fixo.
  • Se você for utilizar apenas uma câmera, o normal é que ela esteja em frente ao apresentador, captando as imagens frontalmente. Caso haja uma segunda câmera, ela pode ser posicionada para pegar um ângulo de 45º, ou seja, entre o frontal e o perfil. Desta forma, as duas imagens (frontal e a de 45º) podem ser editadas e combinadas gerando um resultado bem agradável.
  • O ideal é que a câmera esteja posicionada no nível dos olhos do apresentador. Posicionar a câmera abaixo ou acima, não é recomendado.
  • 07. Defina o Enquadramento

Enquadramento refere-se a decidir o que vai aparecer no vídeo.

  • O que recomendamos é que sua cabeça, ombro e cotovelo estejam apare-cendo. Deixe um pouco de espaço acima da cabeça, abaixo dos cotovelos e nas laterais, de modo que sua mão não seja cortada caso você gesticule. Ficar muito perto ou muito longe é ruim.
  • Entretanto, fique à vontade para fazer diferente. Os enquadramentos mais utilizados são:

- Meio Primeiro Plano (cintura para cima),
- Primeiro Plano (dos ombros para cima), justamente porque permitem que o apresentador utilize as mãos na comunicação, gesticulando.
- Plano Americano, exibe o apresentador do joelho até sua cabeça.

  • 08. O que Fazer antes das Gravações

  • Coloque o celular no modo silencioso, inclusive sem vibrar. Se for usar o próprio celular para filmar, coloque-o no modo avião para a gravação não ser interrompida por uma ligação ou notificação.
  • Se for gravar com uma webcam, desative o som do computador, para evitar sons e notificações inesperadas, deixando, claro, o microfone ativado.
  • Se for gravar com uma webcam, reinicie o computador e deixe ativo apenas os programas essenciais para a gravação, assim minimizará chances do computador travar ou algo o distrair.
  • Se possível, solicite às demais pessoas que estão próximas para colaborarem: não distrair, não falar alto, não ligar aparelhos como TV ou Rádio, enfim, evitar geração de ruídos.
  • Desligue ventiladores, pois seu ruído prejudica bastante o áudio das gravações. Prefira os condicionadores de ar, mas evite ficar perto deles, principalmente se forem aqueles modelos mais antigos, barulhentos.
  • Filme na maior resolução possível da câmera, se possível em Full HD.
  • Se for utilizar o celular para gravar, libere o máximo de memória para conse-guir gravar por períodos mais longos ininterruptamente. Uma dica é transferir fotos e vídeos existentes para o computador.
  • Se quiser, faça uma gravação teste, com menos de 5 minutos e envie para nós, assim poderemos lhe ajudar no que for preciso.
  • Caso esteja utilizando iluminação natural (sol), lembre-se que ela varia ao longo do dia.
  • Utilize abajur destes comuns para auxiliar na iluminação.
  • Verifique a carga da bateria - se for pilhas, utilize pilhas novas e tenha um kit reserva.
  • Separe o material de apoio que vai precisar durante a gravação: anotações, slides, vídeos, etc...
  • Na hora da gravação, olhe diretamente para a câmera. Isto é importante para gerar conexão com quem está assistindo, é o equivalente a olhar no olho, fazer contato visual. Gera confiança, sinceridade, segurança.
  • Faça um teste antes para saber exatamente para onde olhar. Olhe para o buraquinho da câmera.
  • Isso não significa que não possa olhar para um material de apoio ou slide de vez em quando, mas quando estiver falando para a câmera, faça isso diretamente.
  • 09. Alguns Problemas e suas Soluções

  • Problema: A qualidade do vídeo não está boa.

a)- Uma iluminação insuficiente gera vídeos com baixa qualidade. Se for esse o caso, utilize luminárias de apoio ou tente aproveitar a iluminação natural.

b)- Verifique se a câmera possui regulagem para melhorar a qualidade dos vídeos. Prefira sempre a resolução mais alta possível, a menos que memória seja um problema.

c)- Baterias fracas podem gerar vídeo e áudio de baixa qualidade, por isso, sempre utilize baterias/pilhas alcalinas novas quando for gravar, não esquecendo de baterias extras.

d)- Um vídeo de qualidade ajuda muito, mas lembre-se que mais importante que a imagem é o conteúdo e, mais ainda, é a qualidade do áudio. Assim, priorize um conteúdo de valor e um áudio adequado de modo que todos consigam contemplar seu trabalho.

  • Problema: A qualidade do áudio não está boa.

a)- Se o som estiver baixo, verifique o nível do volume. Pode ser o caso apenas de regular o volume.

b)- Outra solução pode ser aproximar o microfone do apresentador. Faça testes de diversas distâncias até encontrar um ponto em que o som fique bom.

c)- Se o som estiver em bom volume mas com muito ruído, pode ser ruído oriun-do de ventilador ou outro equipamento. Se for isso, desligue esses equipamentos.

d)- Alguns ambientes geram muito eco. Prefira ambientes com cortinas e carpe-tes pois eles reduzem o eco.

e)- Assim como no caso do vídeo, baterias fracas podem ser a fonte de um áudio com ruído e/ou baixo. Por isso, prefira sempre utilizar baterias alcalinas ou que estejam com 100% de carga ao iniciar a gravação.

f)- Evite utilizar o microfone do computador/notebook, pois ele capta o som de todo o ambiente, em todas as direções, e assim fica mais difícil eliminar ruídos.

g)- Lembre-se que você pode gravar o vídeo com uma câmera e o áudio com outro dispositivo, como um celular. Com isso, colocando o celular no bolso, conseguirá um áudio de qualidade adequada.

h)- É recomendável fazer a gravação com dois microfones, pois se um deles falhar durante sua apresentação, o trabalho não será perdido.

ORIENTAÇÃO SOBRE CONTEÚDO E PREPARAÇÃO

  • 1. Defina o Tema e o Título de sua Palestra

  • Pode ser um case de sucesso, um assunto teórico ou prático, falar sobre tendências, sobre sua trajetória de sucesso, etc...
  • Esta definição será realizada com o apoio da Organização do QUALATEX ONLINE CONVENTION.
  • 2. Defina como o Tema será abordado

  • Abordar o conteúdo indo do geral para o específico. Esta abordagem permite que o participante compreenda a linha que une o ponto inicial (o conteúdo mais geral, que ele já compreende), até o ponto final (o conteúdo mais específico, tema da palestra) de forma suave, sem maiores dificuldades.
  • Utilizar Storytelling. É a mais antiga forma de passar conhecimento através de gerações. Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, inspira  ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transfor-
    mações.
  • 3. Estruture o Conteúdo

  • Primeiramente, crie os tópicos principais de sua apresentação. Somente depois detalhe cada tópico.
  • Se for utilizar slides, evite slides com muito texto, pois isso faz com que o participante queira ler o texto, não prestando atenção no palestrante.
  • Se for abordar o tema utilizando storytelling, veja algumas perguntas que te ajudarão nesta tarefa:
  1. Que dificuldades você enfrentou?
  2. Como superou as barreiras que surgiram?
  3. O que você aprendeu nesta trajetória?
  4. O que faria diferente?
  5. O que te ajudou a alcançar esses resultados?
  • 4. Selecione o Formato de sua Apresentação

Alguns Formatos:

  • Uma palestra onde somente o apresentador aparece.
  • Uma palestra onde somente o slide aparece, com a voz do apresentador ao fundo. Como o apresentador não aparece, existe uma dificuldade maior para que haja conexão entre apresentador e audiência.
  • Uma variação dos dois primeiros formatos, com o palestrante aparecendo em alguns momentos, geralmente no início para se apresentar e gerar conexão com sua audiência, e os slides aparecendo depois. No final deve aparecer novamente para se despedir, deixando email de contato e colocando-se a disposição dos participantes para responder perguntas. É um formato bom e fácil de fazer.
  • Apresentador e slides aparecem ao mesmo tempo na tela.

Obs.: A padronização com vinhetas de abertura e caracteres na tela é de responsabilidade da equipe do QUALATEX ONLINE CONVENTION.

  • 5. Recomendações

  • Não utilize a palestra para vender produtos e serviços.
    Resista à tentação de tentar vender algo durante as palestras. Aproveite para apresentar um conteúdo de valor, crie conexão com os participantes, mostre que você é autoridade no assunto, e naturalmente os negócios vão surgir.
  • Não fale demasiadamente de você.
    Tenha cuidado para não parecer convencido ou arrogante ao falar de você mesmo, pois isso dificulta conexão com o público participante.
  • Não ficar simplesmente lendo os slides.
    Quando o apresentador fica apenas lendo os slides, geralmente slides com grande quantidade de texto em letras pequenas, o público perde o interesse, deixa de prestar atenção ao palestrante e passa a ler diretamente os slides. Utilize o mínimo de texto em seus slides.
  • 6. Dicas para uma Apresentação Nota 10

  • Mostre a relação entre o assunto de sua palestra e o objetivo do QUALATEX ONLINE CONVENTION, que é promover o crescimento profissional dos participantes.
  • Divulgue sua apresentação entre seus amigos, colegas e seguidores nas redes sociais, fator fundamental para você engajar novos seguidores.
  • Fale naturalmente, como se estivesse conversando com alguém, sem muita formalidade.
  • Revele segredos, dicas, táticas e as melhores práticas que você aprendeu e que julga serem fundamentais para o sucesso. Deixe claro que não está escondendo nada e se coloque à disposição para ajudar posteriormente.
  • Fale de algo novo, original, ou sob uma perspectiva nova.
  • 7. Solicite Auxílio à Equipe do QUALATEX ONLINE

  • A equipe do QUALATEX ONLINE CONVENTION receberá os vídeos que você gravou e ficará responsável por todo o resto, da edição à transmissão.
  • Agora, se você precisar de qualquer outro apoio durante a gravação, com os slides, enfim, qualquer coisa, nós teremos prazer em ajudar.
  • 8. Realize a Gravação da Apresentação

  • Após ter preparado todo o conteúdo da apresentação, é chegado o momento de gravar.
  • 9. Envie o Vídeo para a Organização

  • Você deve enviar sua vídeo-aula para o QUALATEX ONLINE CONVENTION, até o dia  15/10/2016. Isso pode ser feito através do email:
    qualatexonline@balloondesignbrasil.com.br.
  • Nós só poderemos garantir a sua participação no evento ao Vivo se Você enviar sua Palestra dentro do prazo.
  • 10. Dica para Potencializar Negócios com sua Participação no QUALATEX ONLINE CONVENTION

Muitos palestrantes desejam, de alguma forma, potencializar negócios com sua participação no QUALATEX ONLINE CONVENTION. Abaixo algumas sugestões:

  • Primeiramente, como já falado anteriormente, resista bravamente à ideia de oferecer produtos e serviços dentro da própria palestra. Essa é uma das maiores reclamações entre participantes de simpósios, congressos e congêneres. Isto pode não gerar o resultado esperado já que as pessoas estão em busca de um conteúdo de valor e não demonstração de produtos ou algo parecido.
  • Crie conexão com a audiência, coloque-se à disposição para esclarecer posteriormente dúvidas, disponibilize seu email e canais nas redes sociais para estreitar o relacionamento.

​Importante:

Se apesar de todas essas informações, Você não se sentir seguro para fazer sua gravação, entre em contato conosco e podemos ajudá-lo, disponibilizando local e equipamentos (em São Paulo), para que Você possa gravar sua aula com tranquilidade.

Não hesite em nos pedir ajuda, para que possamos produzir um evento de alta qualidade e conteúdo relevante!

Copyright © 2016  •  Balloon Design Brasil  e  QUALATEX  •  Todos os Direitos Reservados

E-mail: contato@balloondesignbrasil.com.br
BALLOON DESIGN BRASIL CURSOS E TREINAMENTOS LTDA
CNPJ.: 10.445.135/0001-14